Paulo Alexandre de Oliveira Duarte é professor Auxiliar no Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior, onde leciona disciplinas na área de Marketing, em particular comportamento do consumidor, gestão de produtos e marcas, direção comercial, branding e digital marketing. É Doutorado em Gestão com especialização em Marketing, e Mestre em Gestão e licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade da Beira Interior. Foi diretor do 1º Ciclo/licenciatura em Marketing e atualmente, dirige desde 2011 o 2º Ciclo/Mestrado em Marketing. É professor convidado da Católica Porto Business School Universidade Católica Portuguesa onde leciona o curso de Sales Management ao Master em Marketing. Internacionalmente colaborou no Posgrado Master Universitario en Administración de Organizaciones y Recursos Turísticos: Dirección Hotelera de Universidad da Extremadura em Espanha. A sua carreira profissional reparte-se entre o sector privado onde desempenhou cargos de direção comercial e gerente de empresas e o sector público, tendo lecionado previamente no Instituto Politécnico da Guarda. É membro da Unidade de Investigação NECE (Research Centre in Business Sciences) e coordenador da linha de investigação em Operational Management. É autor de vários trabalhos científicos publicados em livros e revistas científicas internacionais e apresentados em conferências científicas nacionais e internacionais na área da gestão, marketing e turismo, sendo igualmente membro do conselho editorial e revisor em diversas revistas e conferências científicas internacionais.