Centro de Excelência



Centro de Excelência em
Saúde e Bem-Estar pela Água


Missão

Desenvolver e transferir conhecimento técnico-científico focado na promoção de saúde e bem-estar pela água


Objetivos

Investigar as potencialidades da água termal na promoção de saúde e prevenção de doença

Desenvolver produtos inovadores de base termal promotores de saúde e bem-estar

Desenvolver sinergias colaborativas para enfrentar desafios e criar soluções sustentáveis

Disseminar conhecimento à comunidade sobre a importância da água na promoção da saúde e bem-estar


O Centro de Excelência em Saúde e Bem-Estar pela água, está instalado no AquaValor, atendendo à sua envolvência no tema ‘Água Termal’.

Tendo em conta a multidisciplinaridade das águas termais e focado em eixos como a saúde e bem-estar, alimentos funcionais e nutracêuticos e cosméticos e cosmecêuticos, o Centro de Excelência assume-se como um elemento agregador dos esforços levados a cabo por um grupo de investigadores e especialistas para dinamizar, promover e transferir conhecimento técnico-científico gerado ao longo do tempo na temática ‘Água Termal’. A dinamização e promoção da utilização da água termal como elemento base na prevenção da doença e promoção da saúde e bem-estar, através deste Centro de Excelência, permitirá aos operadores económicos regionais um aumento na maturidade dos seus produtos e serviços.

O Centro de Excelência será um ponto de unificação de informação sobre a temática “água termal” das regiões envolvidas neste projeto, e assumirá um papel importante de ligação para que o conhecimento e experiência resultantes da sua execução possam ser replicados em outros territórios que assumam a água termal como um elemento-chave para o seu desenvolvimento.

Pretende-se associar ao Centro de Excelência entidades de outras regiões do interior e do país, de forma a facilitar a transferência de conhecimento e tecnologias geradas, bem como estimular a criação de novas iniciativas colaborativas inter-regionais. Desta forma, promover-se-á um efeito de difusão da estratégia e resultados gerados a outras regiões, e, criar-se-á massa crítica necessária à projeção nacional e internacional destas regiões como territórios centrais no que respeita a promoção de saúde e bem-estar.